Reflexões sobre comunicação, desinformação, estratégias do discurso de informação, atuação da imprensa e letramento midiático

Sobre

Este blog pretende ser um espaço virtual de problematização de e reflexão sobre: comunicação, desinformação, estratégias do discurso de informação, atuação da imprensa, letramento midiático. O Brasil é um dos campeões da concentração dos meios de comunicação, e a desinformação anda de mãos dadas com esse aspecto. Mas isso é apenas UM dos pontos que …

Este blog pretende ser um espaço virtual de problematização de e reflexão sobre: comunicação, desinformação, estratégias do discurso de informação, atuação da imprensa, letramento midiático. O Brasil é um dos campeões da concentração dos meios de comunicação, e a desinformação anda de mãos dadas com esse aspecto. Mas isso é apenas UM dos pontos que compõem esse cenário. Há outros. Muitos. Vários. E é sobre isso que quero falar aqui.

Quero que este blog se consolide como canal para pensar a complexidade da desinformação e suas várias nuances no Brasil para muito além do fenômeno das fake news. Um canal para esmiuçar as estratégias discursivas que moldam e estruturam a notícia que chega até nós.

E para pensar a comunicação como elemento essencial numa sociedade democrática, para além dos fenômenos. Esse é o desafio.