Eliara é uma jornalista brasileira e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), com especialização em Análise do Discurso. Ela atualmente desenvolve pesquisa sobre a desinfodemia no Brasil em interlocução com diferentes grupos de pesquisa.
Pesquisadora Associada do Manchetômetro - website de acompanhamento da cobertura midiática, iniciativa do Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil.
Eliara também é Pesquisadora integrante do grupo de pesquisa Multilinguismo e Interculturalidade no Mundo Digital situado no Centro de Lógica, Epistemologia de História da Ciência (CLE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), SP, Brasil, e ela faz parte da equipe de desenvolvimento do Curso Massivo Aberto Online de Alfabetização Midiática Informacional e Diálogo Intercultural UNESCO & UNICAMP.
Faz parte do NAMLE (National Association for Media Literacy Education), e participou da Conferência NAMLE 2019 - A Path Forward - Elevating conversation, unifying voices, Estados Unidos.
Com foco na pesquisa em fake news, em 2019 esteve como "visiting student" nas atividades do MASClab (Media and Social Change), do Teachers College, Universidade Columbia, em Nova York, Estados Unidos.
Ela é colunista do portal de notícias Viomundo, portal de jornalismo independente no Brasil.
- Eliara desenvolve oficinas de crítica da mídia e eleições, fake news e desinformação.